5º Dia

¿Hola, que tal?

Depois que escrevemos aqui pela última vez muita coisa aconteceu, muita. Agora podemos dizer, realmente, que a aventura começou.

Ainda no sábado fomos todos à uma pizzaria no centro de Corumbá com nosso amigos gringos Steve, Leigh, Amit, Emma e a outra menina que logo descobrimos se chamar Claudia, de Berlim. Lá encontramos um outro brasileiro que já conhecia Steve e Leigh, nos sentamos, comemos e bebemos até tarde e depois voltamos para o Hostel, onde ficamos até bem mais tarde tomando umas cervejas na piscina.

Domingo de manhä (näo existe "til" nesse teclado) nos despedimos dos amigos australianos e pegamos um taxi até a fronteira de Corumbá com Puerto Quijarro ainda na companhia de Amit, Emma e Claudia - os europeus. Lá, descemos e passamos pela fiscalizaçäo de fronteira onde obtivemos nossos carimbos de entrada. Pegamos outro táxi até Quijarro, o lugar mais pobre que já vimos em nossas vidas, é inacreditável como as pessoas vivem lá. Logo que chegamos fomos à estaçäo de trem para compramos passagens para o Trem da Morte, mas estavam todas esgotadas. Sem outra alternativa, fomos até a rodoviária para pegarmos o primeiro ônibus para Sta. Cruz (esse ônibus azul na foto). O ônibus era absurdo. Logo nos primeiros 20 minutos, tivemos um problema no pneu que depois veio a se repetir, fora a hora que todos os homens (menos o maricá que se escondeu) tiveram que descer do ônibus e fazer parte do trajeto a pé para que näo atolássemos. O motorista lutava para alcançar ridículos 60km/h em um veículo sem ar, com todas as poltronas quebradas e com superlotaçäo, algo em torno de 70 pessoas onde só haviam 44 lugares. O resultado foi 24 horas da mais desconfortável experiência de nossas vidas em um trecho previsto para ser feito em 18 horas.

Chegamos em Sta. Cruz ao meio dia e logo compramos passagem para Cochabamba, deixamos nossas mochilas na rodoviária e pegamos um táxi para o centro com os europeus, visitamos a Plaza 24 de Septiembre e fizemos um tour a pé pela segunda maior cidade e capital econômica da Bolívia. O trânsito lá é muito confuso, näo há nenhuma espécie de organizaçäo, sinais de transito, faixas, guardas, nada. O esquema é ir jogando o carro, quem tiver mais coragem, passa. Foi no trecho entre Puerto Quijarro e Sta. Cruz que observamos os primeiros sinais de uma populaçäo politizada, até ali todos pareciam estranhamente conformados com a precariedade que domina a vida de todos por aqui. Pixaçöes como "Evo Cabrón" e "IDH para Bolívia" mostram que nem todos os bolivianos se mantém de fora de toda essa baderna política que existe por aqui. Sta. Cruz, inclusive, está tentando se tornar independente do governo federal pois se sentem prejudicados por serem responsáveis pela maior parte do PIB do país e ter que sustentar todas as outras regiöes, muito mais pobres.

Depois do tour pela cidade fomos comer em um pub, chamado Bar Irlandês. Ótima comida e as primeiras mulheres bonitas que vimos na Bolívia. Maricá pediu, sabiamente, um "Chile con Carne" e teve que beber 10 sprites para conseguir engolir o prato, isso mais o medo de uma viagem de 10 horas em um ônibus sem banheiro. Tudo correu bem com o intestino dele, graças a Deus.

Depois do almoço nos despedimos dos europeus e pegamos um ônibus para a rodoviária, eu näo aguentei tanto tempo sem banho e tive que encarar o chuveiro da rodoviária mesmo, nojentasso. Depois do banho conhecemos um hippie argentino com sua namorada, eles estavam indo para Porto Belo - SC, só carregam um monociclo e uns malabares, só dá maluco.

Pegamos nosso ônibus para Cochabamba. A viagem foi bem desconfortável, mais depois do ônibus que pegamos em Quijarro tudo é primeira classe. O ponto alto da viagem foi o esporro que eu tomei do coronel da Patrulla Caminera (corresponde a nossa Polícia Rodoviária). Eu tava tirando fotos dos carros da poícia e dele, inclusive. De repente ele subiu no ônibus, pediu nossos documentos e me comeu no esporro, dizendo que näo se pode tirar fotos da polícia, mas logo foi embora e nada aconteceu. Depois de mais 10 horas de viagem chegamos aqui em Cocha às 5:00am (7:00am no Rio) em um frio da mendiga, algo em torno de 10 graus. O que é absurdo para quem saiu de uma cidade onde a temperatura estava em torno de 35 graus. Chegamos a rodoviária e logo encontramos um francês muito louco perguntando se falávamos inglês, respondemos que sim e ele saiu correndo estranhamente, 1 minuto depois ele volta com uma bicicleta. Logo descobrimos que ele ia ficar no mesmo Hostel que a gente, entäo fomos todos juntos. Seu nome é Antoine e, acreditem se quiser, ele viaja pelo mundo desde os 19 anos, tem 25 agora. Säo 6 anos viajando sozinho pelo mundo. Já conhecemos muita gente legal por aqui nesse curto tempo mas, certamente, ele é o mais doido de todos. Ele está aqui do nosso lado enquanto escrevemos isso.

Já demos um bom rolé por Cocha, visitamos o Mercado de la Cancha, almoçamos na rodoviária e agora vamos sair com nosso amigo, Antoine para jantar por aqui. Aqui todos comem frango e fritas, nada tradicional. Imaginem as coisas como no Chaves, aqui existe gente vendendo refresco como Chaves vendia. É impressionante, o mercado é muito rústico com mercadorias muito estranhas, só vendo as fotos pra ter uma noçäo. Umas comidas muito loucas, que säo preparadas pelas Cholas em tendas como camelôs. Cholas essas que exalam um cheiro extremamente desagradável.

Vamos sair aqui para jantar agora.

Hasta luego!

André e Guilherme

a aventura começo ne?? hauhauhauah
pra nao dizer q começou o perrengue.. mas se voces tao se amarrando eh o vale.. deve ta maneiro ai
e po.. prestah meu depoimento aqi elogiando os textos postados.. muito bons cara... qando olhei achei grande mas lia muito mais.. muito bons
que bruno de luca q nada.. a parada das viagens sao o andre e o guilherme.. os grandes blogueiros

bom.. boa sorte ai na viagem.. e depois eu qero ver essas fotos
abraçao

15 de janeiro de 2008 às 23:36

Este comentário foi removido pelo autor.

André e Guilherme
Parabéms pelo Blog !!!
Está muito bom, vcs estão conseguindo fazer com que os leitores façam a viagem junto c/vcs, os relatos estão bem escritos e divertidos. Fiquei com vontade de ler/viajar mais. Só faltou fotos, usem a criatividade para produzir fotos divertidas com vcs nesta viagem que com certeza ficará marcada em suas vidas. André conseguimos bater um recorde : seu quarto está arrumado há 5 dias .... DIVIRTAM-SE !!! CUIDEM-SE E LEMBRE-SE QQ COISA É SÓ MANDAR UM SINAL DE FUMAÇA. BJS

16 de janeiro de 2008 às 02:05

Hahaha muito bom o comentário da sua mãe André!
Por sinal, pela escrita fica bem claro que realmente é o André que tá escrevendo... Parabens, está realmente muito bem escrito!!
Saudade de vc tb Maricá peitinho

Botem umas fotos maneiras aew queridos... tipo do gringo hippie sei lah!

abraçoos

Vivório

17 de janeiro de 2008 às 00:18

Aé andré, muito bom! Vcs escrevem muito bem!! Agora, o mais importante vc nao nos contou: Já meteu a piroquita em alguém? Essas malucas da Europa adoram garotinhos!!
Se voltar pro Rio sem carimbar o passaporte vai rolar estresse!! Mostra que vc é meu primo!!

Grande abraço e boa sorte!!

17 de janeiro de 2008 às 20:15

hahahahaha, que irado mané
esse blog tá muito irado
tô me amarrando nos textos

se cuidem, beijos

17 de janeiro de 2008 às 21:01

fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
ta muito bom .. alem da viagem estar mto boa, conhecer gente novas o andre escreve isso tudo muito bem .. muita coisa ainda vai rolar
abraço a todos aqui da bahiaa! =D

18 de janeiro de 2008 às 22:27

que isso, muito irado!
perrengasso aquele ônibus hein.
e um verdadeiro artigo de jornal esse seu texto, meus parabéns.
espero que vcs estejam se divertindo muito! só dá doido aí né.
até a próxima postagem.
beijos, Ana

19 de janeiro de 2008 às 15:15

ADOREI o blog. Estou acompanhando a viagem. Não deixem de mandar notícias sempre. Estou com saudades (coisas de mãe).
Gui, a Layla está aqui. Ela e a Bô estão mandand muitos beijos.
Aproveitem bastante. Até mais!
Espero que o André tenha melhorado do mal estar. Beijos para ele também que, aliás, está conseguindo narrar a aventura muito bem.
Amo vc, Gui.
Marise

20 de janeiro de 2008 às 12:48

Gui, a Layla está aqui. Ela e a Bô estão mandand muitos beijos.
Aproveitem bastante. Até mais!