Cañon del Colca e chegada ao Chile

Eaí,

Esses três dias que passaram renderam bastante. Logo que terminou o jogo ( Boca 2 x 3 River ) a gente foi dormir, na manhä seguinte sairíamos bem cedo pro passeio. Quase sempre eu acordo um pouco antes do Guilherme, e assim foi nessa manhä. Levantei e fui logo pro banho. O que eu näo percebi é que a água vazava do banheiro e escorria para o quarto, o Guilherme, dormindo, também näo via nada. Quando eu saí do chuveiro o quarto estava literalmente alagado. Era tanta água que vazava até o corredor do hostel. Chamei o doidäo que trabalhava lá pra mostrar o que tinha acontecido. Ele começou a puxar a água desesperadamente com uma vassoura e disse que eu ia ter que pagar todo o carpete do quarto. Começamos a discutir, eu disse que näo ia pagar nada e ele ficava insistindo, até que ele desistiu e foi embora. Um outro cara mais simpático e mais calmo apareceu depois pra ver o que tinha acontecido e disse que näo tinha problema, näo precisaríamos pagar. Já quando estávamos tomando café ele voltou e disse que a água vazou pro quarto de baixo e molhou as roupas da mulher, e me pediu o dinheiro da lavanderia. Eu deixei s/10 lá e fui embora.

Pegamos a van rumo a Chivay, cidade onde passaríamos a noite para, no dia seguinte bem cedo, irmos ao cañon. Durante a viagem de 4:30h fizemos várias paradas para conhecermos uns vulcöes, uns nevados, uns animais típicos lá e até a montanha que abriga a nascente do Rio Amazonas. Chegamos em Chivay, tivemos o almoço mais regado de toda a viagem. Era tipo "coma o que aguentar", deu pra aguentar 5 pratos. Um intervalo de 1:30 pra quem quisesse dormir ou caminhar pela cidade. Fizemos os dois. Depois disso nos juntamos novamente ao nosso grupo e fomos aos Baños Termales, säo piscinas artificiais com água natural de fontes térmicas das montanhas. A água sai das fontes por volta dos 80ºC e chega nas piscinas aos 40ºC, é bem quente. É bem estranho estar na água e ver as pessoas chegando na piscina cheias dos casacos, tocas e tal. Era tipo 10ºC fora da piscina e 40º dentro. Ficamos por lá umas 1:30h, voltamos ao hostel e tivemos mais 45 min de tempo livre até que a van voltasse pra nos pegar para o show de Peña, é um show de música e danças típicas, muito maneiro. A gente se separou do nosso grupo nessa hora porque só nós dois tínhamos direito a jantar grátis, o que foi muito bom porque o restaurante que fomos era mais humilde, mas tava bem mais animado. Comemos e bebemos de graça e ainda dançamos com a dançarina lá, muito engraçado. Eu dancei a dança do agricultor com mal de Parkinson, juro. Nessa dança eu dava umas rodopiadas lá com a mulher depois eu tinha que fingir comer uma maçä, deitar no chäo e começar a tremer enquanto a mulher tentava me acordar. Muito engraçado. Quando a gente tentou ir embora pro outro restaurante pra encontrar nosso grupo os dançarinos näo queriam nos deixar sair, começaram a pegar a gente jogar serpentina, confete na nossa cabeça. Chegamos lá cheios dos enfeites de carnaval, todo mundo olhando pra gente sem entender onde a gente tava. Ficamos nesse outro restaurante uns 20 min e voltamos pro hostel.

Acordamos às 5:00h com a mulher do hostel espancando nossa porta porque tínhamos que estar prontos às 5:30h pro café pra sairmos pontualmente às 6:00h pro cañon. Tudo certo, nenhuma inundaçäo. Tomamos nosso café e saímos. Ainda paramos em alguns lugares no caminho, como para ver tumbas de sacerdotes incas por exemplo, e às 8:30h estávamos no famoso Cañon del Colca. Uma trilha de 45 min pela beira do cañon, até o ponto mais alto, onde fica a Cruz del Condor. Näo é época boa pra se ver os condores, mas tivemos sorte e vimos quase uns 10. Säo realmente gigantes. Ficamos por lá mais 1:30h e voltamos à Chivay. Depois de mais um almoço "coma o que puder" a van nos levou de volta à Arequipa.

Fomos direto para a rodoviária comprar passagem para Tacna, última cidade peruana antes da fronteira. Compramos e ficamos mofando até a hora do ônibus. Sem problema. Entramos no ônibus, tinha até bolinho e refrigerante de cortesia, show. Depois de 6h de viagem chegamos à Tacna por volta de 12:30h. Aí que foi o perrengue. O primeiro ônibus pra Arica, primeira cidade chile após a fronteira, só saía às 4:00h da manhä. A soluçäo foi dormir na rodoviária mesmo. Às 4:00h fomos atrás do tal ônibus e quando o vimos, rapidamente desistimos de pegá-lo. Optamos, entäo, pelos Auto Colectivos que säo carros particulares que fazem transporte de passageiros até Arica. Foi bem melhor até, o carro andava bem e chegamos muito antes do que o ônibus. O problema é que a fronteira entre Peru e Chile é uma fronteira de verdade, com controle e só abre às 6:00h da manhä. Esperamos no carro até a fronteira abrir enquanto preenchiamos os formulários. Tive que jogar minhas folhas de coca fora porque a fiscalizaçäo é sinistra, raio x, revista, cachorro cheirando... Passamos da fronteira e em mais 15 minutos estávamos em Arica.

Assim que descemos do carro fomos tirar dinheiro chileno e comprar nossas passagens até Calama para hoje a noite. Nos jogamos num hostel pé sujo aqui ao lado da rodoviária mesmo e capotamos. Umas 3:00h acordamos e fomos às praias de Arica - uma cidade bem bonita e organizada, já dando uma noçäo da diferença entre o Chile e os países que estivemos antes -, finalmente um pouco de sol e calor. As praias säo maneiras até mas näo chegam perto das do Rio. Ficamos uns 2h em uma das praias ( El Chaulon eu acho que era o nome ) e voltamos. Agora vamos marcar um tempinho aqui, jantar em algum lugar e seguir para Calama, de onde vamos direto para San Pedro de Atacama.

Acho que é isso.

Até a próxima,

André e Guilherme.

9 comentários:

só tenho uma coisa a falar.. eu preciso ver essa dança do agricultor com mal de Parkinson!!
ahuahuahuahuahuahuaa

6 de fevereiro de 2008 às 15:20  

André, quanta aventura heim ??

- Afinal o que provocou a inundação ??
- Alguém filmou a sua performance “ agricultor com mal de Parkinson “ ??
Eu queria ser uma mosca peruana para ver esta cena.
Acho bom começar a pensar em editar todo os material da viagem (fotos e filmes), alugar um espaço com uma boa tela e convidar todos os caronas internautas desta viagem para assistir a todas estas aventuras. bjs para vcs dois.

7 de fevereiro de 2008 às 02:23  

Hauahauhauahuahau Dança do Agricultor com Mal de Parkinson comendo uma maça foi muuuito boa!!!

Fato que vocÊ fará quando chegar aqui...

O Maricá também participou da dança? E quem dançou melhor?

abraços,
Vivorio

8 de fevereiro de 2008 às 20:51  

ai.. uma duvida q ta surgindo aqui
q dia voces voltam? ja sabem?

11 de fevereiro de 2008 às 20:35  

Oi Ghilerme, si viajas a Santiago liga al 09-4149837... Eu Moro en Santiago, comuna de Las Condes.

Muita Sorte en el viaje!!!

(hahah nao se escribir en portugues)

Gretta

13 de fevereiro de 2008 às 16:30  

poooooo, abandonaram?????? postaii!!

14 de fevereiro de 2008 às 17:27  

uahuhaha nossa se não tiver filmado sua performance, vai ter que fazer ao vivooo, certeza!!!
aa tirou foto de algum condor?
eles devem ser maravilhososs
:)
cuidem-se...
saudades...
beijossss

16 de fevereiro de 2008 às 01:51  

ta abandonado pq aqui no chile a gnt ta sem tempo, é bem agitado aqui.
chegando no brasil eu faco um resumao.

17 de fevereiro de 2008 às 13:51  

Valeu André, FOOOOOOOOOOOOOGO!!

19 de fevereiro de 2008 às 08:01  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial